Tomada de decisão: uma nova visão

IBovespa: previsão

A EINA desenvolveu um modelo para simulação da evolução do mercado financeiro levando em conta o modelo de tomada de decisão publicado por Rocha e colaboradores e ilustrado ao lado. Nesse modelo, a variação esperada do índice para o próximo pregão é calculada como uma função do humor do investidor, da convergência estimada para as ofertas de compra e venda e do valor de mercado. O valor de mercado depende do benefício esperado. Veja mais.

Previsão do IBovespa
Bovespa Trading

Mais informações:

Bovespa
Ações
Commodities

 

Ações: simulação




Utilizando-se o mesmo modelo, é possível simular a evolução da cotação de ações nos pregões futuros. Veja simulação ao lado. Essa simulação é possível porque a evolução de preços ancorados, como os preços no mercado de capitais, tem uma dependência de sua variação histórica. Essa é uma diferença fundamental entre as Neurofinanças e a Teoria do Mercado Eficiente. Nessa última, a trajetória dos preços é randômica e, portanto, imprevisível.

Veja mais simulações clicando nos botões Ações e Futuro.

Veja também:

eina

A Eina é uma empresa que desenvolve pesquisa em inteligência natural e artificial para desenvolver tecnologias que tornem o cérebro mais produtivo.

www.eina.com.br

Neuroeducação:

eina

ENSCER é um projeto que utiliza o conhecimento sobre como o cérebro aprende para desenvolver tecnologias educacionais e material pedagógico

www.enscer.com.br
:: Brain and Economics :: 2010 ::