Tomada de decisão: uma nova visão

Mercado Mundial

Sincronização

A organização moderna do mercado financeiro no mundo favorece a sincronização de negócios em vários mercados e a sincronização das oscilações dos índices das diversas bolsas. A bolsa X segue a tendência Y das bolsas em Z e fecha em W : é uma manchete comum em todos os jornais do mundo.

A Análise de Componente Principais (ACP) é uma das ferramentas atuais que a estatística disponibiliza para análise dessa sincronização.

Essa análise agrupa variáveis que tendem a covariar juntas em componentes principais. A carga de cada variável em cada um dos componentes mede grau das possíveis correlações entre as variáveis, como pode ser observado na figura abaixo.

Essa análise mostrou que a variação dos índices de 20 bolsas se distribui em dois componentes principais, que vamos chamar de componentes E e D. A BMFBovespa tem a maior carga no componente E enquanto que a bolsa de Milão tem a maior carga no componente D. A NASDAQ e a de Singapura tem cargas muito semelhantes nos dois componentes.
Sincronização das Bolsas
Bovespa Trading

Mais informações:

Bolsas
Sincronização
Consumidor

 

Índices Médios Ponderados

Outro cálculo que pode ser feito para comparar esses dois grupos de bolsas é o cálculo o Índice Médio Ponderado (IMP) obtido como a média dos índices normalizados das diversas bolsas ponderados pelas cargas em cada fator. A divisão do índice de uma bolsa pelo seu máximo (ou normalização) torna dos índices das diversas bolsas comparáveis e a ponderação do índice normalizado quantifica a participação de cada um deles na composição de índice representativo de cada componente. Os resultados mostrados na figura abaixo corroboram um desempenho distinto para as bolsas dos grupos E e D.

Veja também:

eina

A Eina é uma empresa que desenvolve pesquisa em inteligência natural e artificial para desenvolver tecnologias que tornem o cérebro mais produtivo.

www.eina.com.br

Neuroeducação:

eina

ENSCER é um projeto que utiliza o conhecimento sobre como o cérebro aprende para desenvolver tecnologias educacionais e material pedagógico

www.enscer.com.br
:: Brain and Economics :: 2010 ::