Tomada de decisão: uma nova visão

A Crise de 2008

Evolução: 1993 a 2008

O período compreendido entre os anos 1993 a 2007 foi marcado por uma contínua evolução dos mercados financeiros mundiais, que pode ser bem caracterizado pela evolução pela média dos índices normalizados para diversas bolsas do mundo, conforme ilustrado na figura abaixo.

A análise de regressão mostra que essa evolução pode ser modelada por uma função exponencial, com uma precisão de 66%. <

A partir de novembro de 2007, essa tendência se inverte, dando início à uma crise que tem seu ápice em outubro de 2008.

Observa-se, na figura abaixo, que o índice médios começa a se afastar da tendência de crescimento econômico mundial caracterizado pelo cálculo de regressão, e este afastamento atinge um máximo em novembro de 2007. Começa, então, um processo de correção desse desvio, que perdura até o final de 2008, com o índice médio cruzando com a regressão calculada em setembro de 2008.

Veja mais

Índice Normalizado Médio
World Trading

Mais informações:

 

A crise dos dedos gordos

Em maio de 2010, o mercado financeiro mundial viveu dias de pânico com a volatididade dos negócios, que se exacerbou com o episódio da bolsa de Nova York:

" O que parecia ser um dia ruim nos mercados mundiais ontem (6/05), acabou se tornando péssimo. Por volta das 15h00 de ontem (horário de Brasília) o índice Dow Jones fez um movimento atípico de queda. Em quinze minutos o índice caiu quase 7%, além do movimento de queda que vinha apresentando no dia. Nos próximos quinze minutos seguintes o índice Dow Jones praticamente recuperou toda a queda, deixando os investidores sem entender o que estava acontecendo".

Embora o episódio tenha tido, aparentemente uma origem em um erro de programação, a modelagem do pregão Bovespa e da bolsa de Nova York com o modelo neuroeconômic, mostra que já havia uma tendência, nas duas bolsas, de queda acentuada dos índices cerca de 180 minutos antes do evento.

Veja mais

Veja também:

eina

A Eina é uma empresa que desenvolve pesquisa em inteligência natural e artificial para desenvolver tecnologias que tornem o cérebro mais produtivo.

www.eina.com.br

Lançamento

eina

 

:: Brain and Economics :: 2010 ::